quinta-feira, 12 de maio de 2011

alimentos do bem

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Frutas para se manter hidratado no inverno

Foto: Thinkstock
Não parece, mas no inverno o corpo elimina muito líquido. Em vez de transpirar, o organismo perde água através da urina, que é mais frequente nos dias frios. Tudo isso por conta do metabolismo mais acelerado nesta época. Neste cenário, a alimentação tem papel fundamental. Para manter-se hidratado é preciso repor os líquidos perdidos. Além dos caldos e sopas de inverno, que contêm boa quantidade de água, a recomendação é consumir sucos naturais e manter a ingestão de dois litros de água diariamente.
De acordo com a nutricionista do Oba Hortifruti Lívia Nogueira, entre as frutas que contêm maior teor de água estão o abacaxi, melão, melancia, pêra, laranja e mexerica. Além de hidratar o organismo, o abacaxi auxilia no bom funcionamento do intestino e no fortalecimento do sistema imunológico. É rico em cálcio, vitamina C e bromelina, enzima que ajuda no processo digestivo.
A laranja lima é outra forte aliada da hidratação e contribui, ainda, com a saúde dos dentes e gengiva, e auxilia na absorção do ferro presente nos alimentos, prevenindo anemias. A fruta também ajuda o organismo na resistência a infecções e possui ação antioxidante, que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce. Para deixar os sucos ainda mais saudáveis, Lívia recomenda a farinha de linhaça, farelo de trigo, aveia, vegetais folhosos como couve e legumes, como cenoura e beterraba.

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