quinta-feira, 7 de julho de 2011

Saúde: ESTRESSE ACUMULADO GERA SOMATIZAÇÃO

>
Corpo manifesta em forma de doenças situações conflitantes da rotina

 

O estresse surge quando nos deparamos com uma situação geradora de insegurança ou de ameaça. E nossa vida atual é cheia de momentos de ansiedade devido aos desafios do trabalho, da vida familiar, da vida em sociedade, dos relacionamentos amorosos. Além disso, esse sentimento também pode surgir quando temos medo de enfrentar algo novo, insegurança em tomar decisões, preocupação com o futuro e as mais diversas circunstâncias que temos que enfrentar.


O nosso organismo reage a todas essas situações, com maior ou menor intensidade, de acordo com as características individuais e a capacidade de adaptação de cada um de nós. No passado, quando nossos ancestrais se viam de frente a um animal selvagem, por exemplo, suas pernas, embora trêmulas, tinham mais força para a fuga devido aos hormônios liberados naquele momento de estresse. Atualmente, o nosso corpo, ao tentar se adaptar aos constantes momentos de tensão e ansiedade, também libera descargas hormonais, que embora possam ser menos intensas, ocorrem com maior frequência. E haja saúde para tanta adaptação!



O QUE É SOMATIZAÇÃO DO ESTRESSE?

É exatamente devido a esses habituais estados ansiosos que surge a somatização. Se passarmos por uma situação estressante e logo conseguirmos nos livrar daquilo, o organismo se adapta e tudo volta ao normal. Mas se o estresse permanece por mais tempo, por não nos livramos do que o ocasionou, aí mora o perigo.
Se estamos convivendo diariamente com uma situação que nos desagrada e nos deixa ansiosos, como um chefe hostil, colegas não cooperativos ou desleais, um trabalho árduo, um familiar doente, um problema financeiro, um congestionamento no trânsito, um ambiente social desconfortável, uma separação conjugal, um relacionamento amoroso inseguro, excesso de responsabilidades, entre tantas outras, podemos concluir que estamos sendo submetidos a uma duradoura ação do estresse sobre o organismo. O corpo por sua vez, após passar por constantes esforços de adaptação, pode chegar ao esgotamento.
A partir daí pode-se iniciar o processo de somatização, que nada mais é do que a tendência de transferir para o corpo e manifestar em forma de sintomas ou doenças, as situações conflitantes do dia-a-dia. Algumas pessoas sentem opressão no peito ou dores de cabeça, podendo apresentar aumento da pressão arterial; outras manifestam sintomas gastrointestinais como dores estomacais, diarreias, vômitos ou intestino preso; algumas ainda apresentam dores musculares, devido à tensão; além de muitos outros sintomas que podem surgir pela somatização do estresse.
Quando falamos em somatização, significa que há uma queixa física, mas o aparecimento da dor ou de outro sintoma pode não ser detectado nos exames clínicos, pois surgiram ou são mantidos por força das emoções. Os sintomas expressam conflitos reprimidos e, de acordo com a psicossomática, esta é uma forma simbólica do corpo se comunicar.
Para resolver esse conflito, a melhor coisa a fazer é manter o bom humor diante dos pequenos problemas do dia-a-dia e procurar não permanecer por muito tempo em situações que nos desagradam. Como na maioria das vezes não podemos mudar situações externas, sempre nos resta mudar nossa maneira de encarar os conflitos.
  • Se você não tem como escapar do trânsito, descubra formas de relaxar, ouvindo música ou programas que lhe façam rir.
  • Se você está estressado com seu chefe, procure outro emprego, ou uma transferência. Mas enquanto tem que lidar com essa autoridade, tente minimizar sua atitude em relação a ela.
  • Se você está enfrentando um problema de separação conjugal ou de doença na família, respire fundo e procure se conscientizar de que é só mais uma fase.
  • Consciente das respostas automáticas do seu corpo é muito mais fácil diminuir as próprias reações. Afinal, já diziam nossas avós: Não há bem que nunca se acabe, não há mal que sempre dure!

6 comentários:

Luabarbosac disse...

Olá Esther, amei seu blog!!!
Adorei sua visitinha lá no cantinho da Giulia. Estou seguindo já!!!
Bjão.

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Anônimo disse...

Esther, de vez em quando temos que liberar todo o stress mesmo!!

Beeijo, amore!!

Me visite tbm!
Tem postagem sobre mim hj no blog, veja!
http://modamanialoja.blogspot.com/

Esther Bellesini disse...

obrigada lindas, bjxxx , retribuirei as visitas...

Daiana Angel disse...

às vezes ficamos com um stress horrível né! rsrs


Beijocas!

nossoglamour.blogspot.com

Denise David disse...

Olá, querida Esther!
Senti saudades suas!
Mudando de assunto, é tudo verdade o que está escrito nesta post! Eu já sofri e ainda sofro por "somatizar" as coisinhas do dia a dia... Minha profissão (professora) ajuda demais a gente à se sentir cansada, estressada e ainda por cima tem a família, as dívidas, etc. Ufa! Só "blogando" mesmo para desestressar, viu?
O blog tem sido muito a minha válvula de escape, além de claro o Meu Papai do Céu!!!
Beijocas, flor!

Postar um comentário

Arquivo do blog

Pesquisar neste blog:

Visualizações do meu blog...

Blogs legais que sigo....

o botão vermelho....








Gostou da Animação em Flash, Baixe ela. Clicando em Download

Download